Novela da Minha Vida Profissional

Novela da Minha Vida: Campanhas Políticas

       Ao longo da minha vida participei de varias campanhas políticas.  A primeira delas foi a do Senador Cid Sampaio. O coordenador da campanha  era o publicitário Vicente Silva, dono da Viçar Publicidade, que se notabilizou com a  realização da Fecin  - Feira do Comercio e Industria do Nordeste, que acontecia na área onde é hoje o Parque da Jaqueira. Vicente Silva inovou. Criou um caminhão  repleto  de monitores para a projeção em slides-show do  programa de governo do candidato. O veiculo percorria os bairros, causando um verdadeiro reboliço nas camadas mais pobres da população. Foi uma campanha extremamente cansativa, porque havia sempre algo a mais para fazer.  Lembro que uma vez,  Vicente me acordou com essas palavras:
        - “Seis da manhã e você ainda está  dormindo ?  Deixa para dormir quando morrer...”
         Guardei a piada para descontar depois. Já nos últimos dias da campanha, com toda a equipe estafada de tanto trabalhar, tive necessidade  de falar com o patrão por volta das 9 da manhã. Ele  estava em casa, ainda dormindo.  Quando me atendeu, apliquei o mesmo conselho:
          - “Vicente, deixa prá dormir quando morrer...”
           Vicente Silva era um homem de quase dois metros de altura, publicitário competente e vitorioso. Na ultima vez que o vi estava muito ofegante,   emocionado porque a filha estava se formando em Medicina. Ofegante também pela doença que já o acometia. Dias depois, o seu reloginho  parou e ele foi levado para um mundo certamente melhor...
             Já trabalhando com Samir Abou Hana, participei da campanha de
Joaquim  Francisco para Governador, em 1990.  Samir coordenou os programas de  rádio para o Guia Eleitoral.  Foi mais do que um trabalho:   uma grande experiência que me levou a conquistar espaço nesse segmento de produção radiofônica. 
             Depois de Joaquim Francisco, foi a vez de André de Paula para
Prefeito do Recife, em 1992.  Essa campanha foi desenvolvida no Estúdio Três, comandado por Marcos Macena e Aguinaldo Batista. André não foi eleito, mas a campanha foi muito proveitosa e conquistou a admiração dos marqueteiros da época.
             Já  com mais experiência adquirida, fui convidado por André
Gustavo, filho do publicitário Antonio Carlos Vieira, diretor da Arcos
Propaganda,  para assumir a coordenação dos programas de rádio da campanha eleitoral de Lucia Braga, esposa do então Senador Wilson Braga, um dos políticos mais influentes da Paraíba. O ano era 1996 e  a campanha era para Prefeito de João Pessoa. Foram dois meses de permanência na capital paraibana, com algumas fugidas até o Recife nos fins de semana.  Comigo estava o locutor Leonardo Boris e com ele vivemos um  momento de muita angustia e quase desespero. Tínhamos terminado o ultimo programa do segundo turno da campanha e faltava receber 15 dias de trabalho intenso e estafante. Boris e eu ficamos quase três horas na porta de uma sala da  sede o partido. Havia uma reunião também muito tensa e não havia como cobrar do próprio Wilson Braga o que o coordenador financeiro da campanha havia nos negado: o nosso dinheiro sofrido.  O momento era tão dramático que eu e Boris quase íamos às tapas, um mais irritado do que o outro. Em dado momento, quando o cara do cafezinho entrou na sala aproveitamos o momento e entramos também.
         A cobrança foi imediata e na frente de todos que estavam na reunião.
         - “Precisamos voltar para o Recife e ainda não recebemos a nossa parte” – Boris foi incisivo.  Wilson Braga demonstrou surpresa,  tirou o talão do bolso e preencheu um cheque com o valor que nos devia. Corremos para o banco, já prestes a encerrar o expediente,  com uma preocupação a mais: será que o cheque tem  fundos ?  Tinha, sim. Pegamos o dinheiro, as malas no hotel  e no meu carro retornamos ao Recife.  Na passagem pela fronteira Paraíba-Pernambuco, Boris não se conteve: deu aquela “banana” pro lado paraibano, sem que a  terra e seu povo merecesse o gesto...
          Aprovado na Paraíba,  a Arcos me  convidou para outro desafio, desta feita mais  longe, a 800 quilômetros  do  Recife. Em Petrolina, ano 2000.   Foi quando eu tive a oportunidade de conhecer uma região de muita prosperidade e riqueza.   Formei uma equipe com o pessoal de lá, e meu locutor-ancora era o Joélio Alves, filho da terra,  que me ajudou muito durante toda a campanha.  De maneira brilhante o candidato  Fernando Bezerra Coelho ganhou as eleições e governou Petrolina até ser chamado para exercer outros cargos mais importantes, até chegar a ser Ministro da Integração Nacional.    
           Nessa primeira jornada em Petrolina, fiquei amando o Rio São Francisco.  Conheci fazendas de uva,  a Barragem de Sobradinho, a cidade vizinha de Juazeiro da Bahia, saboreei um bom peixe de água doce  e tive a felicidade de conviver com o povo bom e hospitaleiro da cidade.
           Próximo desafio: Joaquim  Francisco, Prefeito.  Ano: 2004.Trabalho desenvolvido na Muzak, uma das melhores produtoras de áudio da região.
A briga era contra João Paulo, do PT. Perdemos o combate. 
           Etapa seguinte foi cumprida na Virtual Multimídia, sob o comando de  Carlos Alberto, localizada no bairro de Casa Amarela. Candidato: Arlindo Siqueira para Prefeito de Olinda.  Ano: 2008  Quando organizamos a equipe e levantamos os custos, o candidato era apoiado pelo PTB de Armando Monteiro Neto e novamente a Arcos Propaganda seria a coordenadora  geral da campanha. Mas, uma semana antes de tudo começar  o PTB saiu da jogada.   Arlindo Siqueira assumiu sozinho o custo do trabalho e aí se  deu mal. Faltou dinheiro e ficamos sem receber uma boa parte do que havia sido  combinado. Os mais experientes afirmam  que campanha eleitoral tem seus riscos. Mas, só essa é que me deu prejuízo. Arlindo além  de ficar devendo ao pessoal ainda perdeu a eleição para o candidato que disputava a reeleição – Renildo Calheiros, do PCdoB.
              Por ultimo, lá vou eu de novo para Petrolina,  em 2012, para coordenar o Guia Eleitoral de Rádio do candidato Fernando Filho, deputado federal, filho do Ministro Fernando Bezerra Coelho. Concorria com Julio Lossio, do PMDB, um populista candidato à reeleição, cuja bandeira eram as creches que instalou em diversos bairros da cidade e Odacy Amorim, deputado estadual do PT. Tive a valiosa colaboração de gente de gabarito no meio do marketing político, como Ivan Mauricio, com quem já tinha trabalhado no Diário da Noite e na campanha de Arlindo Siqueira.  A empresa de Juarez Canejo administrou a campanha e eu tive ainda a valiosa colaboração do jornalista Carlos Britto,  Na área técnica, contei com a eficiência de Junior Macedo, da Vocall Studio e de uma equipe de locutores e repórteres muito competentes.  Fernando Filho não venceu as eleições, por razões que não valem  a pena ressaltar, mas a campanha atingiu os objetivos.
            Foram mais dois meses morando em hotel em Petrolina, uma permanência muito agradável,   porque desde a primeira vez passei a  adorar a cidade.  Voltei a fazer meus passeios nas horas de folga e conhecer melhor uma região diferenciada e progressista.
               Considero-me hoje um profissional experiente como coordenador de equipes para o Guia Eleitoral.

 Com o publicitário Vicente Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário