Novela da Minha Vida Profissional

Novela da Minha Vida:Verdade ou Mentira


Polemico, irreverente, ousado, destemido, “Verdade ou Mentira” foi um programa que se notabilizou na TV nordestina no ano de 1980.  Ninguém até hoje conseguiu fazer algo igual, envolvendo pessoas conhecidas da sociedade.  Foi noticia nos grandes jornais e nas revistas nacionais de maior  circulação, como a “Veja” e “Isto É”.  Toda semana repercutia nas paginas dos jornais com comentários favoráveis e contraditórios   em torno dos personagens que enfrentavam inquisidores corajosos, que não mediam esforços em fazer colocações para saber o que era verdade e o que era mentira em relação aos  fatos mais contestadores da vida dos entrevistados.
     O programa considerado de mais “baixo nível” foi com o babalorixá Pai Edu. Um telespectador chegou a escrever na secção ”Cartas`a Redação”, do Jornal do Commercio: -“O babalorixá Pai Edu, entrevistado num programa de televisão,   tendo à sua frente pessoas ilustres como jornalista, advogado, pastor evangélico, sociólogo e parapsicólogo, ofendeu, de maneira gritante, não apenas a dignidade da sociedade, mas o nome do próprio  Deus e de seu filho Jesus Cristo. O “infame” babalorixá zombou daqueles homens ilustres que o entrevistaram, num cinismo e falta de pudor que fizeram tremer  os céus e a Terra.”
       Outro debate que deu repercussão no Brasil inteiro foi com a  deputada Aracy Nejaim, ex-esposa do então prefeito de Caruaru, Drayton Nejaim. Na Revista “Veja” o caso foi relatado assim:
         “PREFEITO CASSA ENTREVISTA DA EX-MULHER NA TV. –
O Prefeito de Caruaru mandou desligar a estação repetidora de televisão da
cidade  para evitar que o eleitorado local assistisse a uma entrevista da sua ex-mulher  Aracy Alves de Souza, no programa  “Verdade ou Mentira”, da TV-Jornal do Comercio do Recife.  No programa Aracy contou a historia de sua convivência com Nejaim.  Depois de chamá-lo de “safado”, Aracy acusou o prefeito de “caloteiro”, por ele haver se recusado a pagar   pensões  alimentícias.” -  A matéria ocupou uma pagina inteira da Revista.
Na “Isto é” a manchete foi esta: “PREFEITO CENSURA SUA EX-MULHER” - a Revista também dedicou uma pagina ao fato, ilustrada com fotografias  do casal. 
          Eu fazia a produção do programa, com supervisão de Jorge José e apresentação de José Maria Marques. Ia ao ar aos domingos, por volta das 
11 da noite.  Havia sempre pessoas que se recusavam a   partiripar  do programa pelo impacto que ele causava na sociedade. Lembro que tentei levar para a cadeira do “Verdade ou Mentira”  o polemico atacante Dario Maravilha, que jogava pelo Sport.  Ele foi incisivo: - “Meu caro, esse programa está dando muito Ibope. Só vou por tanto. ...”   e revelou quanto queria  em dinheiro para participar. O programa não tinha verba para isso e Dario não foi “saco de pancadas” no programa.                                     
        Outras participações surpreendentes, foram a jornalista Fátima Bahia,  o delegado de policia  João Acioly,  o vereador Brás Batista,  o diretor do DETRAN Walter Benjamin, o “rei do melaço” Gileno de Carli, o professor Abdias do Nascimento, que chegou a revelar que o Brasil era o país mais racista do mundo e terminou abandonando o programa diante das duras perguntas dos entrevistadores, entre eles o antropólogo Roberto Mota.
    
           Até hoje, não houve um programa de Televisão em Pernambuco que conseguisse  superar a popularidade do “Verdade ou Mentira”.  A TV-Cultura,  de São Paulo,  mantem o “Roda Viva”, mas não chega aos pés da ousada, corajosa e polemica atração da TV-Jornal.  De saudosa memória...


Pagina da Revista “Isto é”