Novela da Minha Vida Profissional

Novela da Minha Vida: Meu Bairro é Maior

As competições realizadas pela Televisão sempre tiveram uma boa  aceitação por parte dos telespectadores. A experiência começou na TVU com o programa “A Noite é do 11” e ganhou um vulto maior quando  produzimos o “Meu Bairro é o Maior”, na TV-Jornal do Commercio.  Antes disso, a Emissora já havia realizado um torneio semelhante envolvendo as principais cidades do interior do Estado.
         “Meu Bairro é o Maior” proporcionou uma participação  ativa das lideranças comunitárias, das instituições de ensino, das agremiações sociais,  enfim, de todas as pessoas que se empenhavam para que o seu bairro conquistasse o premio maior do programa, que era a construção de uma nova praça por parte da Prefeitura do Recife, que dava apoio institucional  à competição.
           O programa tinha um sentido de  revelar valores artísticos, dando oportunidades a novos  cantores, compositores, dançarinos, atletas amadores, além de uma gincana  de conhecimentos gerais  e um show livre  que era organizado e apresentado pelos próprios  bairros disputantes.
            A comissão que julgava as tarefas era constituída por jornalistas, professores,  universitários e outros segmentos da sociedade.  Durante praticamente  todo segundo semestre de 1973 o programa apresentou cerca de 24 bairros do Recife, sempre aos sábados na programação noturna do Canal 2, com direção de Jorge José, apresentação de José Maria Marques, produção  de Miguel Santos e coordenação de Djalma Miranda e Marcio Maia. 
             Como a disputa era muito acirrada em vários momentos era preciso a ação de agentes de segurança para conter os ânimos dos mais exaltados. Alguns  lideres comunitários ficaram mais conhecidos nos seus bairros por causa  da visibilidade do programa, e um deles chegou a  se candidatar a vereador na eleições municipais.
              A grande final da maratona  foi entre os bairros de Casa Amarela e Arruda, vencendo este ultimo numa disputa realmente muito empolgante. O prefeito do Recife em exercício,  Wandenkolk  Wanderley entregou o troféu ao bairro vitorioso. Em seguida,  os participantes e a torcida  que estavam na Televisão,  saíram pela Rua do Lima até ao Arruda, proporcionando  um verdadeiro  Carnaval fora de época na cidade.
           Outros bairros que se destacaram na competição:  Iputinga,  Torre, Estância, Cajueiro, Tejipió,   Beberibe, Casa Forte e Vila do IPSEP.             
Na página seguinte a reprodução de uma das reportagens que o Jornal do Commercio costumava fazer a respeito do programa.