Novela da Minha Vida Profissional

Novela da Minha Vida: TVU - 27 Anos no Batente

A placa ainda existe na recepção. Está escrito: “Com a alta finalidade de ampliar os horizontes da Educação e de elevar o nível da Cultura do povo do Nordeste e do Brasil, foi instalada esta primeira Televisão Educativa, Canal 11, pela Universidade Federal de Pernambuco. Presidente da Republica: Marechal Arthur da Costa e Silva. Ministro da Educação e  Cultura:  Prof. Tarso Dutra. Magnífico Reitor: Prof. Murilo Humberto de Barros Guimarães. Vice-Reitor: Prof. Jônio Santos Pereira de Lemos. Coordenador Geral da  TV-Universitaria:  Prof. Manoel Caetano Queiroz  de Andrade. Recife, 22 de Novembro de 1968.”
       Integravam o quadro dos primeiros diretores:  José da Costa Porto (diretor administrativo);  Nédio Cavalcanti (diretor técnico);  Jorge José Barros de Santana (diretor de produção); Milton  Baccarelli (diretor de tele-teatro); Mayerber Loureiro de Carvalho (diretor de programação). Havia
também um núcleo de Musica, dirigido por Rafael Garcia. Na TVU nasceram o Quinteto Violado e a Orquestra Armorial.
         Ingressei na TVU como produtor, indicado por Mayerber de Carvalho,  uma das pessoas que mais contribuiu para o meu desenvolvimento profissional. Comecei como  produtor de programas culturais. O primeiro  tinha por titulo “Showclopedia”, que estreou em abril de 1969,  lembrando uma  enciclopédia em vídeo.  Um dos programas de maior repercussão, do qual participei junto com Sergio Kyrilllos,  foi  “A Noite é do 11”, comandado por José Maria Marques. Em convenio com a Secretaria Estadual de Educação era desenvolvida uma competição cultural com a participação das escolas. Para evitar a disputa antipedagógica Escola   x Escola, a briga era alunos x alunas. Meninos contra as meninas, disputando quem acertava mais perguntas sobre conhecimentos gerais. Nessa linha cultural, integrei a equipe de produção do programa “A Alma Encantadora  das Ruas”.  Durante 8 anos fui o produtor do programa “João Alberto Informal”, apresentado pelo jornalista João Alberto Sobral. Exercí a  coordenação da  equipe esportiva que gravava os jogos do campeonato e
cheguei a participar como repórter da inauguração dos estádios estaduais de João Pessoa e Campina Grande,


       Em 1971,  a OEA – Organização dos Estados Americanos – patrocinou o  Projeto Multinacional de Televisão Educativa,  com o propósito de  promover o intercambio de técnicos entre os países que desenvolviam  tecnologias  educativas. Fui escolhido para representar o Brasil, juntamente com  a companheira Ivanise Palermo. Designados para as cidades do México (D.F)  e Bogotá,  Colômbia,  participamos da experiencia  durante  dois meses, de 18 de março a 11 de maio de 1971.  

Professor e alunos do Curso de Radio Educativo – Porto Alegre - RS

       ATVU  me proporcionou outras viagens. Participei de um Curso de Radio Educativo, patrocinado pelo Prontel – Programa Nacional de Teleducação, do MEC, e que foi executado pela Fundação Educacional Padre Landell de Moura, FEPLAN. O curso foi ministrado pelo produtor da BBC, de Londres, prof. John Volden e teve como local um centro educacional mantido pelos Irmãos Marista, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre.
           
           Ainda como representante da direção da TVU participei de várias reuniões de dirigentes de Emissoras Educativas do Brasil.  Esses encontros ocorriam todos os anos sempre numa capital diferente – Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Terezina, Fortaleza, Manaus.
            Durante 27 anos exerci várias atividades no Canal 11.  Depois de ingressar como produtor,  fui repórter,  apresentador de programas, chefe  do departamento de jornalismo e vice-diretor, quando resolvi me aposentar  em 1992.    

Como diretor de Jornalismo da TVU, sendo cumprimentado por
dirigente do MEC. Na foto,  o  dr. Francisco  Dário Mendes da Rocha, Diretor Geral do  Canal 11  e o vice-reitor Armando Samico, da UFPE

Com as colegas Wanda Phaelante e Alice Rolim
Comandado pelo saudoso apresentador José Maria Marques, o programa “A Noite é do 11” reunia estudantes da rede de ensino do Estado..  Como diretor do programa,  contei  com a valiosa  colaboração do companheiro  Sérgio Kyrillos  e a participação de toda a equipe técnica da TVU.


RUI CABRAL E LUIZ MARANHÃO FILHO

       Foram companheiros de todas as horas na TV-Universitária.
O saudoso Rui Cabral se  notabilizou  com o  quadro “Cadeira de Engraxate”, na TV-Jornal, chegando  a entrevistar o então Presidente da Republica, Juscelino Kubstchek.  Maranhão, experiente professor universitário  na área da Comunicação Social,   advogado e escritor, foi  diretor administrativo e de Jornalismo do  Canal 11.  Tivemos alguns “pegas”,  mas todos imbuídos da vontade de fazer o melhor pela Primeira Televisão Educativa do Brasil.