Novela da Minha Vida Profissional

Novela da Minha Vida: Carnaval pela TVU


      Na década de 70 o folião se divertia, preferencialmente, de duas maneiras: os que tinham mais dinheiro para gastar iam aos  clubes sociais (Português, Internacional, Cabanga, Sport, Nautico, etc.)  onde as grandes atrações  eram as orquestras contratadas para tocarem nas quatro noites de Carnaval comandadas pelos maestros Nelson Ferreira,  Guedes Peixoto, José Menezes, Clovis Pereira, Duda, etc.  A outra forma, mais popular,  era assistir, no centro da cidade, aos desfiles das agremiações carnavalescas, que recebiam subvenções da prefeitura para ajudar nas exibições perante o publico.   Algumas agremiações chagavam a  arrastar grandes torcidas ao espetáculo. Entre elas estavam o Clube das Pás, Estudantes de São José, Gigantes do Samba,. Galeria do Ritmo, Vassourinhas, Lenhadores, Bloco Batutas de São José,  Banhistas do Pina, Caboclinhos Sete Flechas, e tantas outras.  Local dos desfiles: Avenida Dantas Barreto, num trecho próximo ao Pátio de São Pedro, onde eram montados palanques para as autoridades e arquibancadas para o publico.
         A TV-Universitária  tinha uma programação voltada para a educação e a cultura e práticamente 80% era produção local. No Carnaval, a TVU se notabilizava ao transmitir os dois grandes bailes pré-carnavalescos – Bal- Masque e Baile Municipal e os desfiles das agremiações. Tanto nas quatro noites  como no desfile das campeães  a Emissora fazia o registro de tudo, conquistando uma audiência realmente invejável.   Participei  desse  trabalho, exercendo as  atividades de  apreserntador e repórter, e ainda cheguei a comandar um programa na noite da quarta-feira de Cinzas, intitulado  “Balanço do Carnaval”, reunindo jornalistas, radialistas, dirigentes de  agremiações e da Comissão Organizadora do Carnaval, quando eram analisados os fatos positivos e negativos dos festejos.  Esse programa conseguia movimentar os carnavalescos, que 
Sempre  o aguardava com certa ansiedade.
          Não posso deixar de reconhecer que fazia tudo com muito entusiasmo e  empolgação .   Era um torcedor inveterado, que lutava pelo engrandecimento  do  Carnaval mais popular,  aquele que nascia na alma da gente humilde dos bairros mais proletários da cidade.   Infelizmente, a violência e o custo de vida foram  modificando hábitos e costumes do nosso povo. Os desfiles das agremiações já não despertamo interesse da população, poucos são os bailes carnavalescos e já não existem frevos como antigamente.
        Sem ser saudosista demais, acho que o Carnaval mudou para pior,lamentavelmente. 

Programa “Balanço do Carnaval” - TVU                 

Miguel Santos,Jader de Oliveira e Zuca Show.